Como assim, Ricardo? Vai querer nos fazer acreditar que os problemas são uma coisa boa?
Sim, pois são os desafios e adversidades que nos empurram para fora de nossa zona de conforto e nos impulsionam a crescer e evoluir, contribuindo para o nosso desenvolvimento pessoal.
Quando temos problemas, precisamos buscar soluções, aprender, desenvolver habilidades e tudo isso é essencial para nossa vida. Os problemas promovem, ainda, o crescimento. Ao resolver problemas, desenvolvemos pensamento crítico e criatividade.
Eles nos ensinam a resiliência, talvez de uma forma dura. Nos permite desenvolver a capacidade de lidar com o estresse e a pressão, nos tornando mais resistentes emocionalmente. A superação das dificuldades promove a autoconfiança, afinal, sabemos que podemos superar desafios.
Os problemas também nos obrigam a refletir sobre nós mesmos e nossas ações e nos incentivam a buscar autoconhecimento, compreender nossas fraquezas e fortalecer nossas qualidades.
Podemos dizer que os problemas são professores naturais de nossa vida, afinal que não tem problemas? Em vez de evitá-los, devemos abraçá-los como oportunidades para nos tornarmos as melhores versões de nós mesmos.
Amor fati.