RICARDO MURÇA, TERAPEUTA? DESDE QUANDO?
Nessa semana um colega de turma me enviou uma mensagem pelo Direct do Instagram e me perguntou: Murça, você é terapeuta? Desde quando? Me explica isso aí.
Dei risada, por que não nos víamos há uns 15 anos e acabei ligando pra ele e conversando, o que foi ótimo.
Primeiro, para os que pouco me conhecem, tenho que dizer que sou uma pessoa que se comunica, até aparece ao vivo para falar, que ministra palestras, dá aulas, interage, mas que, no fundo, prefere ser discreto, ficar em silêncio, em alguns casos sozinho e isolado.
No mundo dos negócios sigo um pensamento de outro amigo:
“O segredo do sucesso é o silêncio”
Eu busco evitar explorar minhas amizades ou forçá-los a serem meus clientes e, neste contexto, em geral poucos sabem o que eu faço.
Como defini que quero uma vida tranquila, simples e sem alvoroço e muitas demandas, não faço enxame e nem sigo a estratégia da galinha botando ovo e fazendo escândalo. Vou mais na linha da pata!
Voltando ao assunto da conversa com o meu colega, algo que sempre gostei na minha formação de farmacêutico foi a interação com os pacientes que se perdeu com o tempo e a mudança do perfil das farmácias.
A atividade de terapeuta surgiu após minha formação em PNL – Programação Neurolinguística, como Practitioner, em 2008/2009 em que passei a atender empresas e funcionários como terapeuta comportamental e apoiando processos de comunicação, especialmente escrita.
Aos poucos fiz cursos, inclusive esotéricos, me aperfeiçoei e fui ampliando, juntei minha habilitação em homeopatia até que decidi investir na graduação em psicologia em 2013, mas protelei e iniciei só em 2022 e parei novamente por conta da minha doença.
Em 2023 voltei a estudar e fiz cursos de filosofia, que é a base da psicologia, passei a ler muito e pesquisar sobre o assunto, o que culminou no Instituto Ricardo Murça que foi um pontapé para as pesquisas e a escrita.
No próximo mês, dia 08/08/24 concluo minha pós graduação em psicologia e coaching e, no mesmo dia, reinicio minha graduação em psicologia.
“Na área de terapias, atuo orientando pessoas em relação ao desenvolvimento pessoal e ao autoconhecimento”.
Como é esse processo, pra que serve, como me beneficio de tudo isso e o que esses processos agregam em nossas vidas. Nessas terapias falamos de modo mais objetivo sobre tempo, dinheiro, carreira, relacionamentos, comunicação e etc, pois não são práticas como as dos psicólogos. Ah, em casos em que é necessária a abordagem psicológica ou uso de medicamentos, encaminho os clientes.
Como mentor, atuo somente nas áreas em que tenho expertise, ou seja, na farmácia e com licenciamento, transportes, gestão da qualidade, logística e apoio o desenvolvimento de carreiras farmacêuticas com informações e caminhos adquiridos ao longo da vida.
Portanto, sou um profissional graduado na área da saúde, com experiência de 20 anos como farmacêutico e 15 anos como terapeuta e, em breve, como psicólogo.
Entre em contato comigo e agende seu horário. Você não precisa esperar tudo dar errado, entrar em uma crise e gastar todos os seus recursos para depois buscar ajuda!
Um abraço a tod@S