O Ano de 2024 para o Desenvolvimento Humano, a Saúde Física e Mental

O Ano de 2024 para o Desenvolvimento Humano, a Saúde Física e Mental

Por Ricardo Murça

 

O ano de 2023 nem havia terminado e já tinha gente se arrependendo do que fez, do que deixou de fazer e outros já vinham fazendo promessas para 2024.

Gosto desse clima de renovação e planejamento, quando é saudável.

Digo isso por que conheço pessoas que no final do ano correm para comprar guias esotéricos ou fazerem suas previsões numerológicas e astrais, para ouvir os búzios e os videntes. Bem, destaco aqui que não sou contrário por que eu mesmo sou desses.

Por anos comprei um Guia Astrológico e sempre gostei de ouvir as previsões. Depois de ouvir, resumia tudo e encontrava o que havia de comum nelas. Mas percebi que o que eu buscava nessas previsões eram os desafios – o ano vai ser difícil – eu me preparava. O ano vai ser favorável, então vamos remar com a correnteza e ir ainda mais longe.

Contudo, sempre questionei: as pessoas esperam que o ano novo traga algo pra elas, mas o que elas trazem de novo para o novo ano?

Sou defensor de que as pessoas assumam a responsabilidade por suas vidas e pelas consequências de suas escolhas. Portanto, ficar acreditando que a vida deu errado por que o saturno retrógrado estava atuando naquele momento é demais pra mim… e olha que acredito nas forças do universo!

 

Sendo assim, pego o gancho para dizer que toda forma de crença é válida, assim como sua religião escolhida, desde que você se responsabilize por sua vida e suas escolhas.

É aqui que entra o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal e a velha pergunta: o que eu devo fazer para conseguir o que eu quero?

Ah, pode ser que você nunca chegue exatamente onde deseja, mas jamais se culpará ou será acusado de omissão!

 

O autoconhecimento é um ponto de vista fantástico que não tem nada de esotérico, de coaching, de psicologia, neurociência ou qualquer coisa que tentem te vender. Autoconhecimento é você com você mesmo. É conhecer seus potenciais e falhas para se aprimorar, para se corrigir e para seguir em direção ao bem. Sim, por que se conhecer, encontrar vícios e defeitos e não buscar a virtude é incorrer na involução e não no aprimoramento ou na evolução.

Um bom atleta se observa nos treinos, nas repetições, percebe suas dores e limites, conversa com a equipe e o treinador, pede ajuda em esportes coletivos e se ocupa em ser o melhor e não encontrando desculpas ou culpados.

Profissionais que sonham em ter uma alta performance e atingir patamares elevados na carreira estão a todo tempo buscando se conhecer através de profissionais de psicologia, mentores, coaching, palestras e eventos com palestrantes que tragam ideias que os façam pensar sobre si mesmo, mas fora da caixa, fora do eixo da normalidade.

Eu, Ricardo Murça, como escritor amador, escrevo desde os catorze ou quinze anos, mas sei que escrevia mal. Na faculdade passava meus textos para um amigo craque na gramática e no português e ainda hoje conto com a correção e a leitura crítica terceirizada, mas não adormeci na vaidade ou na preguiça. Me conhecendo, não ouço aqueles que elogiam meu trabalho (mas os agradeço) e sigo estudando, buscando meus limites e me atrevendo em terrenos que tenho medo, como o da Ficção e do Romance que são literaturas mais longas e que exigem maior planejamento

Portanto se autoconhecer, conhecer a própria história, suas raízes paternas e maternas, os traumas que sofreu, o que seus pais lhe diziam, o quanto estudou na escola farão você saber no que precisa focar.

Sim, por que não pense que existe alguém nesse mundo que não precisa de nada… Não! Definitivamente se você pensa que já sabe tudo está num caminho errado e sem volta. O aprimoramento constante lhe trará cada vez mais a certeza de que você sabe pouco sobre a vida.

Busque aprimoramento, busque conhecimento e transforme seu conhecimento em ação, em prática, não só por dinheiro.

Nosso mundo tem se apresentado raivoso, individualista, pressionado por uma busca por dinheiro e poder desenfreada com a submissão de povos, uso de armas, uso da guerra e da violência. A ansiedade, o estresse e a depressão continuam a causar vítimas cada dia mais jovens.

Doenças autoimunes, doenças mentais, afastamentos por burnout, infartos e AVC’s estão a cada dia mais perto de nós e de nossas famílias. Não precisamos disso!

É parte de cada um de nós fazermos nossa parte para o aprimoramento da sociedade. Ainda que ninguém faça, que sejamos chamados de otários, que sejamos colocados de lado, se tivermos certeza de que estamos no caminho do bem e do aprimoramento, sigamos!

 

Um ótimo 2024

 

A programação do Instituto

 Nos programamos neste ano para o lançamento e a publicação de quatro livros, sendo dois deles de literatura de contos com temas transversais (temas sociais) que misturam contos reais e fictícios e também dois livros na esfera da autoajuda e autoconhecimento.

Para quem busca mais objetividade, publicaremos uma série de e-book’s práticos que abordarão diversos temas, como superação, gestão do tempo, objetivos, determinação, disciplina, gratidão e mais diversos temas que abordamos em nossas postagens e redes sociais.

Na redes sociais abordaremos temas mais curtos para chamar a atenção dos leitores para questões importantes, tais como o equilíbrio da vida pessoal com o trabalho, estresse, autoaceitação e autoestima, saúde integral, meditação, desenvolvimento pessoal, saúde mental, autoconhecimento, qualidade de vida e por aí vamos.

Nosso desafio, contudo, é conseguirmos sair da esfera do achismo, dos milagres, de promessas infundadas e levarmos nosso público através de pensamentos fundamentados e baseados em ciência, em filosofia, na psicologia e sem invenções.

No contexto das palestras, o Instituto conta com o convite e a contratação de empresas, pessoas e eventos para palestras. Profissionais de Recursos Humanos – RH podem entrar em contato com o Instituto para solicitar nossos temas e grade de palestras e eventos.

No âmbito dos trabalhos voluntários, nossas palestras e aulas em escolas, associações e entidades sem fins lucrativos também podem ser solicitadas pelos canais de contato.

Não realizamos palestras gratuitas (pró-bono) para empresas ou eventos com fins lucrativos.

Imprensa e comunicação

O Instituto Ricardo Murça – IRM, pode ser contatado por jornalistas e meios de comunicação, como rádio, revistas e podcast’s para entrevistas e conversas sobre os temas abordados por nossos serviços.

Você que é nosso apoiador, pode nos indicar para falarmos um pouco para mais pessoas acerca dos temas abordados.

Parcerias

O IRM desenvolve parcerias de diversas formas para apoiar parceiros digitais, empreendedores e profissionais, com a participação em live’s, eventos, palestras, podcast’s

Como o Instituto se mantém

A renda do Instituto vem diretamente dos serviços prestados – palestras e eventos corporativos ou que sejam patrocinados – da venda de publicações – e-book’s, livros e textos contratados – de serviços de coaching e mentoria e de doações.

Pode não parecer, mas para a criação de conteúdos, livros, publicações e uma série de textos, fazer palestras voluntárias e participações é preciso estudar, escrever, desenvolver artes, fazer o marketing, pesquisar e sair para encontrar pessoas, viver e trazer a experiência de vida para a prática e isso consome tempo – de vida pessoal e de trabalho.

Portanto, contratando nossos serviços e adquirindo nossas publicações você adquire conhecimento e apoia o seu desenvolvimento, ao passo que nos apoia na continuidade do trabalho, do desenvolvimento e da evolução do nosso propósito.

  

Contatos

atendimento@ricardomurca.com.br

(11) 976412320 – WhatsApp

Instagram – @ricardo_o_murca

 

PIX – 32292730000108 (para doações, compra de livros e pagamentos)