A alegria e a felicidade
Lia aqui um artigo de uma mestre em psicologia quando me deparei com a seguinte frase “É impossível ser feliz o tempo inteiro, isso todo mundo sabe”.
Bem, eu não sabia. Sempre imaginei que seria difícil estar alegre o tempo todo.
Ser feliz é, assim, um estado perene cuja busca se inicia no indivíduo ainda criança e com a ação dos pais ou criadores. Mas, se engana quem acredita que para ser feliz precisamos estar alegres o tempo todo.
Frustrações, chateações, derrotas, empecilhos, desafios, medo, doenças, dentre outros – problemas – cotidianos e comuns ao seres humanos contribuem para a construção e consolidação de uma vida feliz.
Na verdade, os problemas constroem uma vida feliz.
Os estoicos, na filosofia, acreditam que para uma vida feliz é necessário abdicarmos de paixões, vícios e da busca constante pela alegria e prazeres e desenvolvermos nossas virtudes. Mais ainda, que o desenvolvimento do pensamento racional traz maior felicidade do que uma vida cercada por fortes emoções. Será que é assim mesmo?
E, para finalizar, a felicidade é possível para qualquer pessoa, independentemente dos acontecimentos de sua vida e de sua condição, busque a felicidade.
SIGAM NOSSO PERFIL E POSTAGENS NO INSTAGRAM @RICARDO_O_MURCA